Bem Vindo ao D´Accord Dicionário Violão 2.0

O D´Accord Dicionário Violão é mais um programa da D´Accord Music Software, visando o aprimoramento do aprendizado musical. Ele foi concebido especialmente para auxiliar usuários de músicas cifradas a aprender a posicionar os diversos acordes no violão ou na guitarra e realizar estudos sobre formação de acordes e escalas.








Saiba como Funciona:
  • O Braço do Violão
  • Os modos de operação do D'Accord Dicionário Violão
  • O modo Base de Acordes
  • Consultar Acorde
    Lista de Impressão
  • O modo Braço Interativo
  • Montando seu acorde
    Selecionando o acorde criado
  • Tela de Cifras
  • Visualizando os acordes da cifra
  • Imprimindo as cifras
  • Transpondo as cifras
  • Ferramentas Gerais
  • Visualizando Dedos, notas ou intervalos
  • Ouvir o som dos acordes
  • Configurações
  • O Padrão de Cifragem D'Accord
  • Registro
  • Contato




  • O braço do Violão

    A parte central do software mostra o braço do violão, onde são exibidos os botões que indicam os dedos da mão esquerda (os dedos que formam o acorde). O D´Accord Dicionário permite o posicionamento de acordes (desde a corda solta) até a 12ª casa.

    Cada nota do acorde é exibida como um botão azul. A tônica de cada acorde posicionado no braço é destacada em vermelho. Esse padraõ de cores pode ser visto na figura abaixo.

    As cordas soltas (sem dedos pressionando), utilizadas em alguns acordes, são representadas com botões antes do traste da casa 1 do braço, como pode ser visto na figura abaixo.


    Esta figura mostra um "Am" Destaque para as cordas soltas e a tônica do acorde.

    O D'Accord Dicionário pode exibir o braço do violão em quatro visões diferentes. Para alterá-las, veja a seção "Configurações".





    Os modos de operação do D'Accord Dicionário Violão

    A versão 2.0 do D'Accord Dicinário Violão opera em dois modos. Para alternar entre os modos, você deve clicar sobre os ícones 'Base de Acordes' ou 'Braço Interativo' na parte central inferior da tela principal do programa.

    Clicando sobre este ícone, o D'Accord Dicionário opera no modo Base de Acordes Clicando sobre este ícone, o D'Accord Dicionário opera no modo Braço Interativo

    A diferença principal entre esses dois modos de operação é a forma de pesquisar os acordes. Você pode escolher entre pesquisar os acordes pelo nome ou pela posição no braço. A busca pelo nome permite que você escolha entre uma base de mais de 400 acordes. A busca pela posição permite que o usuário interaja diretamente com o braço do violão, clicando e escolhendo a configuração das notas no braço.

    Voltar



    Modo de Operação Base de Acordes

    No modo de operação Base de Acordes, a tela principal do programa aparece da seguinte maneira:

    Na parte inferior esquerda, aparecem os controles para navegação na base de acordes D'Accord. Na parte inferior direita, aparecem os controles da lista de impressão de acordes.

    Os recursos principais específicos desse modo são:

  • Procurar os acordes pelo nome;
  • Visualizar diversas posições para o mesmo acorde;
  • Montar uma lista de acordes/posições para impressão.

    Voltar


    Consultar Acorde

    O D'Accord Dicionário tem como principal propósito servir de referência de acordes no violão. Para consultar a nossa base de dados, primeiro escolha o acorde desejado e depois navegue pelas suas possíveis posições.

    Para escolher o acorde desejado é possível agir de duas maneiras:
    1. Escreva o nome do acorde na caixa de texto existente na seção "Nome do Acorde" e aperte a tecla "enter"


    Obs: Os acordes da Música devem ser digitados em letras maiúsculas (C = dó, D = ré, E = mi, F = fá, G = sol, A = lá, B= si) e os complementos em minúsculas ( Am : lá menor). Clique aqui para saber mais informações sobre o padrão de cifragem adotado no D'Accord Dicionário.

    2. Escolha o acorde na lista existente na seção "Nome do Acorde"


    Para visualizar as posições alternativas para o acorde escolhido, utilize as setas laterais: direita e esquerda (próximo acorde e acorde anterior, respectivamente).



    Lista de Impressão

    Caso você deseje imprimir um conjunto de acordes, para estudar posteriormente ou para ter seu próprio acervo sempre à mão, você poderá utilizar a opção de impressão.

    Para isso, escolha cada acorde que deseja imprimir e clique no botão adicionar (na caixa Lista de Impressão). Com isso você criará uma lista de acordes que serão impressos. Caso deseje remover algum dos acordes da lista, selecione o acorde a ser removido e depois clique no botão remover. Quando a sua lista estiver completa, clique em "Imprimir" e será impressa uma grade com os acordes selecionados.

    Voltar



    Modo de Operação Braco Interativo

    No modo de operação Braço Interativo, a tela principal do programa aparece da seguinte maneira:

    Na parte inferior esquerda, aparece uma caixa de texto com o nome do acorde. Na parte inferior direita, aparecem algumas instruções sobre como usar o braço interativo.

    O intuito principal desse modo é facilitar o estudo do braço do violão. Você além de montar acordes e verificar qual o nome do mesmo segundo o padrão de nomenclatura D'Accord, pode estudar intervalos e escalas, visualizando os dedos e as notas em cada posição do braço.

    Voltar


    Montando o acorde

    Quando D'Accord Dicionário está funcionando no modo Braço Interativo, você pode desenhar seu próprio acorde no braço do violão e descobrir seu nome (no padrão de nomenclatura D'Accord).

    Para desenhar o acorde, simplesmente clique como botão esquerdo do mouse sobre a casa e corda onde deseja adicionar uma nota. Clique aqui em caso de alguma dúvida sobre a representação das notas no braço do violão.

    A cada clique do mouse, o D'Acord Dicionário processará o nome do acorde e o exibirá na parte de baixo da tela, na seção "Nome do Acorde".


    A cada clique no braço, o nome do acorde vai sendo atualizado

    Caso queira alterar a tônica do acorde (veja aqui, como a tônica é representada no braço) clique em cima da nota que será a tônica com o botão direito do mouse e escolha opção "Escolher como tônica".



    Caso queira deletar alguma nota do acorde clique em cima da nota que será a tônica com o botão direito do mouse e escolha opção "Deletar".

    Obs.: Caso queria deletar todas as notas de uma vez, clique no botão "Limpar braço", no canto inferior esquerdo da tela.

    Selecionando o acorde

    No modo Braço Interativo, você pode levar o acorde que você montou para o modo de execução Base de Acordes. Com esse recurso, vc pode imprimir a posição que você desenhou ou até encontrar outras posições para aquele mesmo acorde.

    Para selcionar o acorde que você desenhou no braço, clique no botão "Selecionar", logo abaixo do nome do acorde. A tela do programa voltará a ser a da Base de Acordes e o acorde que vc desenhou estará desenhado no braço.




    Tela de Cifras

    O D'Accord Dicionário Violão tem uma tela de cifras especialmente para tratar as cifras encontradas em livros, revistas e na internet.

    Utilizando esse recurso do D'Accord Dicionário, você pode:

  • Visualizar os acordes da cifras, em diversas posições;
  • Imprimir a cifra juntamente com a grade de acordes;
  • Transpor a cifra para qualquer tom que desejar!

    Para acessar a tela de cifras do D'Accord Dicionário, clique sobre o ícone "Cifras" no canto superior esquerdo da tela.


    Visualizando os acordes

    Caso deseje extrair os acordes de uma música cifrada, clique no botão "Importar cifra" no canto inferior esquerdo da tela de cifras.
    O D'Accord Dicionário tentará reconhecer, dentro do texto, quais palavras são os acordes.

    Os acordes reconhecidos são então adicionados à lista de impressão, na tela principal. Repare que a lista de impressão só estará visível se o D'Accord Dicionário estiver no modo Base de Acordes. Contudo, mesmo que a lista não esteja visível, os acordes reconhecidos serão adicionados.


    Imprimindo a cifra

    O D'Accord Dicionário oferece um recurso para imprimir a cifra juntamente com a grade acordes. O D'Accord Dicionário sugere uma posição para cada nome de acorde presente na cifra, e desenha todas as posições dos acordes abaixo da letra da música, na impressão. Com este recurso, você pode armazenar suas músicas preferidas e tocá-las onde preferir, com os desenhos dos acordes utilizados nela.


    Transpondo a cifra

    A transposição de cifras é um recurso muito útil para quem toca violão. Você pode escolher o melhor tom para cantar ou tocar e transpor a cifra digitada para esse tom.
    Instruções: Cole a cifra na caixa de texto da Tela de Cifras e transponha utilizando os botões no canto inferior direito da tela.
    Todos os acordes identificados na cifra da música serão substituídos pelos acordes transpostos automaticamente.


    Assim que você clicar num dos botões de transpor cifras, os acordes da cifra que você colou serão substituídos.



    Ferramentas Gerais

    Esse recursos listados nessa seção podem ser utilizados independetemente do modo de execução do D'Accord Dicionário Violão.

    São eles:
  • Escolher entre visualização de dedos, notas ou intervalos;
  • Ouvir o som dos acordes;
  • Modificar a posição do braço do violão;
  • Alterar o driver de saída MIDI;
  • Modificar o som do violão.

    Voltar


    Visualização de dedos, notas e intervalos

    Para facilitar seu estudo, o D'Accord Dicionário possibilita a visualização não só das posições dos acordes. Também pode ser mostrado os dedos da mão esquerda a utilizar, os intervalos na formação dos acordes e as notas que compõe o mesmo.

    Para alterar entre dedos, notas e intervalos, basta escolher o elemento desejado na lista "Visualizar", localizada na parte inferior central da tela, na seção "Opções".


    Escolha entre visualizar dedos, notas ou intervalos

    Voltar


    Visualização de dedos
    A representação dos dedos do acorde obedecem às seguintes regras:

    1. Os números nas notas indicam os dedos a serem colocados em cada posição.
    2. Os botões sem nenhum número devem ser tocados com a corda solta.
    3. Cordas sem nenhum botão são cordas que não devem ser tocadas.

    A numeração dos botões segue a seguinte notação:

    1 - indicador
    2 - médio
    3 - anular
    4 - mínimo
    Botão sem indicação - corda tocada sem ser pressionada por nenhum dedo (corda solta).

    Observação: Quando o dedo 1 é mostrado em mais de uma posição, isto quer dizer que deve ser posicionada uma pestana. Uma pestana é quando o dedo indicador pressiona mais de uma corda. Na figura abaixo, por exemplo, o dedo indicador deve ser posicionado sobre a região tracejada:



    Visualização de notas

    A representação das notas do acorde obedecem às seguintes regras:

    1. O nome da nota aparece nos botões da posição do acorde.
    2. Os nomes das notas seguem descritos no Padrão de nomenclatura D'Accord. 3. Os enarmônicos (C# e Db) são nomeados de acordo com o nome do acorde.

    A exibição das notas possibilita o estudo da escala de cada acorde.
    Conhecer a escala de cada acorde é um dos passos importantes no estudo de improvisação.


    Visualização de intervalos

    A representação dos intervalos do acorde obedecem às seguintes regras:

    1. O nome do intervalo aparece nos botões da posição do acorde.
    2. Os intervalos são nomeados em relação à tônica do acorde. 3. Você pode ver aqui como os intervalos são descritos no D'Accord Dicionário.

    No estudo de formação dos acordes, é importante conhecer os intervalos de cada nota para a tônica no braço do violão.


    Ouvindo o som dos acordes

    Para ouvir o acorde escolhido, clique no botão "Ouvir" ou passe o mouse sobre as cordas do violão.

    Você pode ouvir o som dos acordes que você desenhou no violão também no modo Braço Interativo. Da mesma forma, clique no botão "Ouvir" ou passe o mouse sobre as cordas.



    Configurações

    Clicando na opção "configuração", na parte superior esquerda da tela principal, você tem a opção de configurar o D'Accord Dicionário ao seu modo.

    Você poderá configurar os drivers, instrumentos e ainda a visão do braço.

    Drivers - Instrumento - Visão do Braço


    Configuração - Drivers

    Na pasta Drivers você configura o driver MIDI a ser utilizado para acessar a sua placa de som.





    Configuração - Instrumento

    Na pasta Instrumentos você poderá configurar o instrumento a ser utilizado.

    Obs:. O instrumento escolhido vai ser identificado na próxima vez que você for ouvir o som dos acordes.



    Configuração - Visão do Braço

    Na pasta "Visão do Braço" você tem a opção de modificar o modo de visualização do braço do violão, basta escolher uma das opções abaixo.

    Cada visão tem uma configuração específica.

    Padrão: Essa visão equivale a visão de um destro que olha o violão de cima, enquanto toca. A cabeça do violão está a esquerda, as cordas mais graves abaixo e as mais agudas acima.

    Padrão/Cordas Invertidas: Visão de quem observa, de frente, um canhoto tocar. A cabeça do violão está a esquerda, as cordas mais graves acima e as mais agudas abaixo.

    Frente: Visão de quem observa, de frente, um destro tocar. A cabeça do violão está a direita, as cordas mais graves acima e as mais agudas abaixo.

    Frente/Cordas Invertidas: Essa visão equivale a visão de um canhoto que olha o violão de cima, enquanto toca. A cabeça do violão está a direita, as cordas mais graves abaixo e as mais agudas acima.



    O Padrão de Cifragem D'Accord

    Clique aqui para saber mais sobre o padrão de cifragem utilizado no D'Accord Dicionário.




    Registro

    Clique aqui para aprender como obter uma cópia registrada do programa.




    Contato
    Qualquer dúvida, contacte-nos através do e-mail:

    daccord@daccord.com.br
    http://www.daccord.com.br